top of page

Ansiedade e a tentativa de controle.

  • Cristiane Braga
  • 12 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

No texto anterior eu falei sobre o lado positivo da Ansiedade. Tentei mostrar que ela faz parte da nossa vida, sendo importante para nossa sobrevivência. Mas que a Ansiedade pode se tornar um problema quando não conseguimos freia-la.

Segundo o Dicionário Aurélio o significado da palavra ansiedade é:

1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.

2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.

A Ansiedade é o se ocupar antes. Se “pré-ocupar” com algo que ainda vai acontecer. Na verdade, é uma tentativa de controle. E, nessa tentativa de controlar, vamos gastamos uma quantidade imensa de energia desnecessária, o que acaba por nos causar muito sofrimento.

Existem estudos que dizem que a genética pode influenciar no surgimento da Ansiedade. Mas o meio em que vivemos ainda é o principal meio de propagação desse fenômeno tão atual.

A Ansiedade existe desde o início da história do homem na Terra. Mas o mundo não é o mesmo do que era a milhões de anos atrás. Antes usávamos a Ansiedade como um estímulo à fuga, à mudança, à proteção. Hoje vivemos assoberbados de exigências, de correria, de obrigações. Tudo tendo que ser feito o mais rápido possível. Ficamos na angústia de querer dar conta de tudo. E acabamos não sabendo mais lidar com o momento presente.

Pare um pouco e pense: O quanto o dia de hoje está sendo apenas ele? Ou, quanto o dia de ontem foi apenas ele? Acho que pouco, não é mesmo? Estamos sempre preocupados com os projetos para realizar, as contas para pagar, os estudos para completar, os problemas para resolver. Não que tudo isso não seja importante, porque é, e muito! O problema é que acabamos nos consumindo pela necessidade de que tudo dê certo, sempre! E vamos nos esquecendo que não temos o controle total das coisas. E aí, quando algo dá errado vem a frustação. E como estamos cheios de expectativas, projetos e obrigações uma frustação vai levando à outra. E é nesse passo que a ansiedade pode vir a ser tornar um transtorno sério em nossas vidas.

O que nós, muitas vezes, não percebemos é que o nosso comportamento ansioso, acaba por influenciar o comportamento das crianças. E elas passam a sofrer com isso também. Por exemplo: Ao dar a notícia que no final de semana vocês irão fazer um passeio ela começa a contar os dias, as horas e os minutos para que isso aconteça. Deixando de fazer outras coisas importantes para apenas viver a expectativa do futuro.

A criança ansiosa tem o que podemos chamar de “mente tagarela”. Seria uma mente com muitas preocupações.

Nós enchemos a “cabecinha’ delas de “pré-ocupações”: É o balé, o inglês, a natação, a escola, o reforço, a TV, o vídeo game, o Celular, o computador...

E quando não é nada disso? Quando a criança não tem uma vida tão abundante de eventos ofertados, nós fazemos “desfavor” de “enchê-las” com os nossos problemas, com as nossas preocupações. Quantos são os pais que, muitas vezes, nem notam que fazem da criança parte de seus problemas e descarregam nelas as suas frustrações, as suas amarguras...

E com isso, vamos deixando o tempo passar em busca do futuro e perdendo a chance de viver o melhor presente possível, para nós e para as nossas crianças.

Perdendo a oportunidade de nos interligar de uma forma duradoura com quem de verdade importa.

Duas coisas são inevitáveis: 1) Nunca conseguiremos ter o domínio de tudo. 2) O tempo vai passar. E você ou eu não podemos fazer, absolutamente, nada para mudar isso. Então, se possível, viva mais o agora! Procure encontrar uma forma de viver melhor, de uma maneira que a Ansiedade não transforme sua vida em um caos. levando-o a desenvolver doenças como: Síndrome do Pânico, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Fobia Social, Fobias Específicas, entre outras.

No próximo texto vou concluir o assunto falando sobre as formas de lutar contra a Ansiedade, seja ela adulta ou infantil. Na maioria dos casos, podemos lidar com ela sem uso de medicamentos e usando técnicas simples.

Não deixem de comentar o texto, respondendo o e-mail ou comentando na minha página : https://www.facebook.com/psicologacristianebraga/ .Também deixarei o texto por lá.

Até a próxima!

Cristiane S. dos Santos Braga

CRP: 05/52094

Telefone: (21)96416-7701

psicologacrisbraga@gmail.com

Abaixo, alguns links com vídeos e textos sobre o assunto de hoje:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI10357-15151,00.html

https://www.youtube.com/watch?v=NIWMItItMoQ

https://www.youtube.com/watch?v=aVsLhfPDdxw&t=47s

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/psicologia/transtornos-ansiedade.html


 
 
 

Коментари


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by John Roberts. Proudly created with Wix.com

Follow me on social netwroks

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page