Por que as pessoas que nós amamos nos decepcionam?
- Cristiane Braga
- 12 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Hoje eu li uma frase e comecei a refletir sobre ela. Resolvi que seria legal transformar essa reflexão em texto para compartilhar com vocês. Então, eis a frase: “Sabe porque a decepção dói tanto? Porque ela nunca vem de um inimigo”.
Sabe porque isso acontece? Porque do inimigo você sempre espera o pior. Mas daquela pessoa que está ao seu lado, não!
Porém saiba que a culpa disso não é do outro é, sua!
Quando crianças, usamos muito o que chamam de fantasia, para brincar.
Fantasiamos ter uma casa para cuidar, um emprego para ir. Somos príncipes. Somos princesas.
Aí crescemos! E nesse mundo não cabe mais a fantasia! O emprego é real. E, muitas vezes, duro! As contas da casa chegam de verdade. Que droga!
O mundo encantado se desfaz... Eu diria que nem tanto!
Voltando ao assunto decepção. Porque a decepção sempre vem que achamos conhecer muito bem? Por que não esperamos ela de quem está ao nosso lado?
Porque essa pessoa é sempre uma fantasia da nossa imaginação! Hã? Como assim? Bem, vou explicar!
A pessoa que amamos ou admiramos é amada e admirada justamente porque à ela colocamos todo nosso imaginário daquilo que seria perfeito para nos completar. E o nosso imaginário é fantasioso. É irreal. E por isso mesmo, perigoso!
Então, o outro nunca chega à nós como realmente é. Mas com a cara que damos para ele. Essa pessoa vem fantasiada pela fantasia que inventamos para ela. Entendeu?
Mas qual é o perigo nisso? O perigo é que a nossa fantasia afasta de nós a realidade. O nosso imaginário vai procurando um jeito de eliminar tudo que tenta nos trazer à realidade porque ver o real é doloroso. É jogar por terra todas as nossas fantasias.
Por isso, quando a realidade do outro chega à nós ela é tão dolorosa. E faz a gente perceber o comportamento do outro como decepcionante. No entanto, muitas vezes, a realidade já estava ali na nossa frente. Nós só não conseguíamos “enxergar”.
O grande problema não está na forma que o outro age. E sim, nas expectativas que geramos sobre o comportamento dele.
E o inimigo? Aquela pessoa que você sempre espera o pior? Ele também é uma fantasia... Mas isso é assunto para um próximo texto... rsrsrs
Quer saber mais sobre esse assunto? Quer dar sua opinião? É só responder essa mensagem. Terei imenso prazer em falar mais sobre esse tema com você!
Até a próxima!
(21) 96416-7701
Orientação psicológica on-line: bit.ly/2uCj0wf
psicologacrisbraga@gmail.com
https://www.facebook.com/psicologacristianebraga/
Comments