Quando é a hora de procurar um psicólogo? Será que preciso de Terapia?
- Cristiane Braga
- 22 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Você já se sentiu perdido ou sozinho? Mesmo tendo, ao seu redor, pessoas com as quais, a princípio, você poderia expressar seus sentimentos?
Você já se sentiu preso a uma situação que era melhor mudar a forma de encarar, mas mesmo assim você não conseguia? Já se sentiu preso em pensamentos que só lhe faziam mal, mas que você não podia evitar?
Já sentiu vontade de mudar algo em sua vida, mas devido a insegurança e/ou medo resolveu deixar tudo como estava?
Já se sentiu culpado por agir ou pensar de certa forma?
É quase certo que você tenha se identificado com algumas das situações que citei a cima. Será que você é louco/maluco por causa disso?
Não, não é! Durante algum momento das nossas vidas surgem conflitos, pensamentos ou comportamentos que irão nos incomodar e nós não saberemos exatamente como lidar com eles. Comportamentos que não nos agradam, mas que são incontroláveis. É nesse momento que o acompanhamento de um psicólogo será muito importante, pois ele pode te ajudar a elucidar algumas questões que que irão permitir que você mude a forma de se olhar e passe a se entender e se aceitar.
No entanto, muitas pessoas se negam a procurar esse profissional por sentir vergonha do que as outras pessoas vão pensar. Pois, ainda é muito forte a falsa crença de que só pessoas doentes devem procurá-lo. Outra crença falsa é a de que você vai gastar dinheiro para ouvir conselhos. O que é um equívoco, porque o trabalho do psicólogo, na terapia, é levar você a se ouvir, a perceber seus comportamentos, a ponto que você comece a refletir sobre eles e então passe a ter entendimento sobre as causas dos mesmos. E, uma vez, que você consiga compreender o porquê de tal maneira de agir ou pensar você seja levado, naturalmente, à ação e a mudança, se assim desejar.
Normalmente, no início da terapia você não vai se sentir à vontade para falar sobre tudo o que sente. Isso é normal e totalmente compreensível. E o psicólogo saberá como lidar com a situação e as dificuldades serão ultrapassadas com o envolvimento com o tratamento.
Será que o psicólogo pode falar para alguém tudo que você fala a ele? Nunca! O psicólogo tem um código de ética, que determina que ele mantenha o sigilo profissional. Então, tudo que você falar no consultório, ficará no consultório.
A escuta do psicólogo é profissional. Diferenciada da escuta de um amigo ou familiar. É uma escuta sem julgamentos. Com estratégias que levarão você a superar os seus conflitos.
Então, como você pode perceber, optar por fazer terapia é decidir ultrapassar o que está te atrapalhando a viver de forma mais plena.
Tomar a decisão de fazer terapia é pessoal. O próprio sujeito tem que decidir por isso. Com exceção das crianças, que normalmente são encaminhadas pela escola e/ou pelos responsáveis. O psicólogo nunca irá indicar terapia a alguém que não esteja à vontade para isso. Porque apesar da terapia ser algo que poderá leva-lo ao autoconhecimento, também o levará a momentos em que poderá se deparar com memórias, lembranças que causaram ou causam ainda muito sofrimento. Por isso, a escolha tem que ser da própria pessoa. Ninguém pode obriga-lo a isso.
Depois de tanto falar sobre a importância do trabalho do psicólogo no espaço terapêutico, muitos vão dizer, mas fazer terapia é algo “caro”. E eu vou responder que não! Muitos planos de saúde já têm, entre diversos profissionais de saúde, psicólogos. E aqueles planos que ainda não têm esse profissional podem fazer o reembolso do tratamento. Para isso, é preciso que você consulte seu plano de saúde.
Ah, mas eu não tenho plano de saúde e no serviço público de saúde é muito difícil conseguir uma vaga. Nesse caso, eu indico que procure, na sua cidade, uma Faculdade de Psicologia, pois todas elas têm clínicas escolas, que atendem gratuitamente ou com valores simbólicos todos que desejam iniciar a Terapia. E ainda têm muitos psicólogos que fazem atendimento através da clínica social, onde os valores das consultas são populares.
Eu mesma iniciei meus atendimentos em uma clínica escola. E foi uma época de muito aprendizado. Que me fez ter a certeza de que eu queria ser uma psicoterapeuta.
É isso, pessoal! Espero que esse texto possa ter contribuído para esclarecer muitas dúvidas a respeito do trabalho do psicólogo como terapeuta. E que também possa te ajudar na decisão de fazer terapia, ou não. Lembrando que essa decisão sempre será sua. Na medida que você sinta a necessidade de conhecer um pouco mais sobre você mesmo.
Até a próxima!
Cristiane S. dos Santos Braga
CRP: 05/52094
Telefone: (21)96416-7701
psicologacrisbraga@gmail.com
Abaixo, alguns links pra você buscar mais informações sobre o assunto de hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=aLhcqswBwyE
https://psicologiaacessivel.net/2014/12/15/7-dicas-para-saber-quando-ir-ao-psicologo/
https://www.youtube.com/watch?v=jpH0RfWGTZQ
Comments