Buscar
Síndrome de Williams-Beuren
- Cristiane Braga
- 2 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Hoje eu quero abordar um tema que, com certeza, muitas pessoas desconhecem. Eu mesma, até bem pouco tempo, não tinha ideia do que se tratava. E fiquei muito preocupada em pensar que pode ter passado por uma das minhas salas de aula uma criança que eu não fui capaz de ajudar de forma correta por falta do conhecimento necessário.
Espero, sinceramente, que ao expor esse assunto eu possa estar popularizando o entendimento dessa doença e ajudando a diminuir o preconceito vivido pelas pessoas portadoras dessa síndrome e seus familiares.
Você já ouviu falar na síndrome Williams-Beuren?
É uma desordem genética, frequentemente não diagnosticada devido a complexidade dos exames necessários para seu diagnóstico e desconhecimento até mesmo de muitos profissionais de saúde. O médico mais indicado para dar o diagnóstico é o Geneticista. E o tratamento deve ser feito de forma multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, psicomotricista, psicólogo,psicopedagogo...
Uma pessoa acometida dessa síndrome vai ser muito desinibida, simpática e falante. No entanto, por serem excessivamente amáveis vão apresentar problemas de socialização na escola ou na família, por não conseguirem compreender que podem estar sendo inconvenientes, em certos momentos.
Essa sociabilidade se dará com qualquer pessoa. O que acaba se tornando um grande perigo para a pessoa com a síndrome, por não conseguir perceber que pode estar sendo simpática com alguém que deseja fazer algum mal à ela.
A grande maioria dessas pessoas vai desenvolver algum tipo de cardiopatia, podendo levar a morte precoce, se não detectada a tempo.
Assim como acontece com a síndrome de Down, as pessoas com Síndrome de Willians vão ter características físicas muitos semelhantes.
Deficiência intelectual, dificuldades escolares como discalculia e compreensão de problemas, ansiedade, depressão e Hiperatividade, fobias também podem estar presentes. E já existem algumas linhas de pesquisa que tentam entender algumas
das características do espectro autista presentes na síndrome.
Clique ou copie e cole o link abaixo, assista o vídeo e conheça um pouco mais sobre a Síndrome de Willians-Beuren.
https://www.youtube.com/watch?v=rNC8dOdIvNU&t=10s
Comentarios